Liberté, introdução [pedido]


Ditadura Militar: 1964 - 1985.
O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
(sohistoria.com.br)
Diário de bordo, 25 de agosto de 1980.
"Nunca entendi quando minha mãe brigava comigo por estar sempre segurando um bloco de notas e caneta, sendo uma menina enxerida ficando em baixo da mesa da cozinha para ouvir as conversas que eu não tinha idade para ouvir. Meu pai me dizia para largar as palavras e letras e ir aprender a ser menina para casar, minha mãe ficaria feliz se eu fizesse isso. 
Ter opinião era errado, lembro de quando comecei a ser consciente daquilo, do medo que minha mãe sentia quando eu repetia alguma notícia ouvida no rádio, naquela estação cheia de estática que meu pai ouvia sempre em segredo no fim da madrugada, ele e minha mãe sentavam no sofá e ele sintonizava a estação para então se perder nas notícias dos rebeldes enquanto minha mãe olhava tudo com olhos desaprovadores. Entendo agora, ela sempre quis a todos nós vivos.
Sempre veio uma pergunta em minha mente: será que eu teria a mesma coragem de colocar a luta política acima do conforto e bem-estar individual? Eu, S/N, teria coragem de enfrentar dor e tortura, injustiça e acabar morrendo sem nem uma lápide, em nome da democracia?
Ainda não tenho essa resposta, mas relembrar dos gritos histéricos de minha mãe no meio da noite, meu pai com uma arma na mão e vários homens desconhecidos dentro da casa onde cresci, a barra de minha camisola suja de sangue, as mãos de um homem que depois descobri ser Nathan me segurando e puxando, o escuro da van e a mão que eu matinha contra minha boca para abafar o choro, havia outras crianças lá dentro, e um garoto mais velho de pijama azul e olhos verde jade que ficavam me encarando, ele não ia me respeitar se eu chorasse, só eu chorava em voz alta, eu devia parar de chorar... Em meio a todos essas lembranças, lutar merece ser considerado..."

6 comentários:

  1. senhor você que é me matar só pode! kkkkkk preciso de mais... kkkkk obrigada por fazer esse pedido pra mim <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, desculpe pela demora moça ♥, de nada, mesmo. Obrigada por não estar brava, nem por ter parado de ler aqui.
      \V/

      Excluir
  2. Muita modéstia a tua dizer que não sabe bem como isto vai sair, mas eu sei e corro grande riscos de salvar esta história e imprir para virar livro. Pena que não terá muitas partes...
    Agora já, ansiosa por mais.

    Xx.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Expelled.
      Não tenho muita modéstia não, mas tenho um pouco de medo das críticas, por isso aviso kkk, sério, nem sei como te responder, mas você sabe né Expelled.
      Obrigada pelo incentivo ♥
      \V/

      Excluir
  3. por favor postaaaaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique brava comigo e me xingue, acho que só assim a coisa anda.
      \V/

      Excluir